Pagina Produtos 3 - Banner TTOGO Micro PP

A fibra sintética multifilamentos TTOGO Micro PP, foi desenvolvida através de polímeros de polipropileno. Sua atuação ocorre nas primeiras horas do compósito cimentício com a finalidade de controlar as fissuras oriundas da retração plástica, através de um aumento da coesão, além de atenuar a exsudação excessiva, precavendo assim possíveis perdas de resistência a abrasão, aumentado sua durabilidade e resistência a impacto.

  • Pisos Industriais de concreto;
  • Pavimentos rodoviário de concreto;
  • Steel decks;
  • Capeamento de lajes;
  • Radiers;
  • Overlays;
  • Argamassas cimentícia;
  • Estruturas pré-moldada;
  • Concretos projetados para túnel;
  • Fachadas de concreto;
  • Etc.
  • Contribui no controla da retração plástica, inibindo o surgimento de fissuras;
  • Reduz a exsudação excessiva, precavendo perdas de resistência superficial;
  • Dispersão tridimensional;
  • Aumento da resistência ao Impacto;
  • Resistência química a meios alcalinos (matriz cimentícia);
  • Não oxida, ou seja, não enferruja;
  • Efeito anti-spalling, controle de lascamento explosivo em altas temperaturas;
  • Ganho de Durabilidade;
  • Ajuda na não sedimentação dos agregados em concretos e argamassas;
  • Não aflora tomando as medidas executivas adequadas.
Cor
Tipo de agrupamento
Forma
Composição (polímero)
Densidade
Comprimento
Diâmetro
Área específica
Frequência
Tensão de Ruptura
Módulo de elasticidade
Alongamento
Condutividade Térmica
Ponto de fusão
Cinza
Solta
Multifilamentos
Polipropileno
0,90 g/m3
12 mm
18 mícrons
255 m2/kg
300 milhões fios / kg
810 ± 25 MPa
3,5 ± 0,5 GPa
28%
Nula
165°C

A retração plástica motivada pela perda de volume do concreto em suas primeiras idades, pode ocasiona fissuras, esta redução gera uma variação de tensões internas na matriz cimentícia, ainda em estado plástico, quando este ainda não tem a capacidade de absorve-las. Neste contexto, a adição da TTOGO Micro PP proporciona uma maior coesão desta matriz, através da criação de uma micro armadura tridimensional, promovendo um aumento da resistência a tração nas primeiras idades, inibindo o surgimento desta patologia.

A retração plástica é ocasionada principalmente pelos seguintes fatores:

  • Fatores climáticos: como temperatura, vento, insolação e baixa umidade do ar, aceleraram a evaporação superficial, e quando esta é maior do que a exsudação, inicia-se um processo de retração diferencial entre a superfície e demais seções do concreto;
  • Assentamento Plástico: ocorre praticamente no lançamento do concreto e em seus primeiros momentos, aonde há um assentamento e acomodação dos agregados, e uma expulsão da agua de amassamento para superfície (exsudação), fenômeno este parametrizado pela menor densidade da agua em comparação com os demais insumos;

Retração autógena: esta correlacionada com um fator agua cimento baixo da matriz de cimentícia, induzindo a fenômenos físico e químicos complexos, tal como: mudança de agua capilar para absorvida, pressões de separação, tensões capilares, entre outros.

A exsudação excessiva traz um quadro de desestabilização ideal no fator agua cimento superficial, ou seja, elevada taxa de água para baixo teor de cimento, contribuindo para a redução drástica da resistência a abrasão, levando a uma atenuação da vida útil do pavimento, com a adição da fibra TTOGO Micro PP este fenômeno é precavido, devido a retenção desta agua nas capilaridades do concreto.

A fibra TTOGO Micro PP tem seu ponto de fusão em 165°C, onde a partir desta temperatura cria-se uma rede de micro capilares no concreto pelo qual permitira a saída de vapores de agua e calor, reduzindo a pressão interna desta matriz, coibindo o fenômeno de lascamento explosivo do revestimento em concreto (spalling).

A fibra TTOGO Micro PP maximiza a resistência ao choque mecânico das peças pré-moldadas, principalmente nas bordas perimetrais, conservando a sua integridade durante os processos de desmoldagem, içamento, estocagem, transporte e instalação.

A fibra sintética de micro espessura TTOGO Micro PP vem pronta para uso, bastando somente a apropriada mistura na matriz de cimentícia, que deve ser preferencialmente em uma janela de tempo entre 10 minutos a 30 minutos. Tendo como parâmetro de qualidade a sua perfeita dispersão e homogeneização pós mistura.

É recomendado que seu lançamento ocorra como ultimo insumo do processo fabril da matriz cimentícia.

Cimento: CP V

Slump 10 ± 2 (pós fibra)

Consumo máximo de água < 190 l/m3

Teor de Argamassa: 49,0 % a 52,0 %

Teor de Ar Incorporado < 3,0  %

Exsudação entre 1,0 % a 4,0 %

Retração máxima 400 mm/m (ASTM C 157)

É recomendado uma dosagem de 450 g/m3 a 900 g/m3 para argamassa cimentícias ou concretos

  • Faça a dosagem corretamente da fibra no concreto conforme orientação técnica do projeto;
  • Verifique no descarregamento do concreto se a fibra esta devidamente homogenia com a matriz, caso necessário reinicie o processo de mistura;
  • Preferencialmente opte por lança-la na matriz de concreto em obra;
  • É de suma importância que seja feito uma placa teste para analise do comportamento da fibra, tal como todas as premissas executivas que envolvam na execução (tempo de pega, slump, acabamento, planicidade, etc).

Fornecido em embalagens plásticas contendo 600 g.

Local abrigado do sol e umidade.

2 anos – embalagens intactas e invioladas.

Consultar a pagina da empresa através do link www.fichafispqttogomicropp.com.br

Documento 01.20.

As informações em particular e as recomendações relacionadas com a aplicação e utilização final dos produtos TTOGO, são fornecidas de boa fé e baseadas no conhecimento, experiência e ensaios laboratoriais dos produtos sempre que devidamente armazenados, manuseados e aplicados de acordo com a boa prática da engenharia. Variações de desempenho podem ocorrer devido a matriz de concreto ou outras premissas. A TTOGO recomenda ensaios prévios para aferição de parâmetros mecânicos, físicos e químicos. Na prática, as diferenças no estado do material e das condições de aplicação em campo, são de tal forma imprevisível que nenhuma garantia a respeito da comercialização ou aptidão para um determinado fim em particular e nem qualquer responsabilidade decorrente de qualquer relacionamento legal poderá ser inferida desta informação fornecida. Os direitos de propriedade de terceiros deverão ser observados. Todas as encomendas aceitas estão sujeitas às nossas condições de venda e entrega vigentes. Os usuários deverão consultar a FISPQ no site www.ttogo.com.br. Toda e qualquer ação envolvendo a manipulação dos produtos da TTOGO, devem ser orientadas e assistida por um técnico de segurança. A TTOGO reserva-se o direito de mudar as especificações ou informações contidas neste boletim sem prévio aviso.